20/09/2014

Pulseiras de elásticos......ameaça á saúde?


Hello Candies!

Hoje, vou falar de um assunto bem sério: pulseiras de elásticos! Aquelas eu você vê na rua, na escola, sabe? Então, essas pulseiras pode ser perigosas á saúde pois tem substâncias tóxicas e esse material usado para fazer os elásticos é cancerígena, ou seja, pode dar Câncer!



Os acessórios, feitos de pequenos elásticos coloridos trançados, viraram moda entre crianças e adolescentes. Em lojas e até em bancas de jornais, são vendidos pacotes com elásticos, fechos e um gancho que ajuda a tecer as pulseiras. Em alguns estabelecimentos, o kit é completo, incluindo também uma espécie de tear para produzir as pulseiras.


A associação cita uma reportagem da rede britânica de televisão BBC, que mostrou testes do Birmingham Assay Office revelando haver 40% de ftalato no produto, sendo que o máximo permitido pela União Europeia é de 0,1%. A substância, usada para dar mais maleabilidade ao material, pode ser cancerígena. E o risco de contaminação se dá porque as crianças podem colocar o elástico na boca, liberando o ftalato.
A denúncia fez com que a rede de brinquedos The Entertainer removesse o produto das prateleiras. Segundo Marion Wilson, responsável pelo teste, o brinquedo é perigoso pois a substância é comumente ingerida por sucção."

Agora imaginem se você tem pulseirinhas dessas e sua irmã ou irmão menor pega e coloca na boca? Eu tenho uma que eu ganhei de uma amiga minha mas essa pulseira que ganhei é da Estrela. 

"O Inmetro informou que todo produto lúdico que se destina ao uso por crianças de até 14 anos é considerado brinquedo e, por isso, para ser comercializado no Brasil, deve apresentar o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro. O selo é a garantia de que o produto passou por testes e atende aos requisitos mínimos de segurança estabelecido pelo Inmetro e a normas do Mercosul. De acordo com o instituto, há apenas um brinquedo de pulseiras de elástico certificado, o Fábrica de Pulseiras, da Estrela."

Então acho que não tem perigo, ou tem? Mas eu comprei de uma garota no meu colégio, uma pulseira que não é da Estrela. Como eu sei? Por que elas são diferentes e também ela mesmo me falou. Não vou mais usar essas pulseiras, não sei se é mesmo verdade, as é melhor evitar. 

NA INGLATERRA, LOJA RECOLHEU PRODUTOS

"De acordo com a BBC, uma loja britânica foi forçada a recolher as pulseiras de suas prateleiras depois da divulgação dos testes que revelaram que os produtos poderiam conter um alto teor de ftalatos (bem além do permitido). Ainda de acordo com a reportagem, as embalagens apresentavam o selo que indica que o produto respeita as normas de segurança da União Europeia.
A loja britânica disse à BBC que, "como medida de precaução", retirou os produtos "enquanto conduzimos uma investigação completa".

No Brasil isso ainda não foi proibido mas tomara que seja logo!! 
A pessoa é muito....sei lá! Acho que não é uma pessoa mesmo. Como ela tem coragem de criar um brinquedo com materiais tóxicos que ainda são cancerígenas? 

Para saber mais sobre isso, clique aqui! 

Bom, e vocês? O que acharam do post? Qual é sua opinião sobre essas pulseiras?

-Luana







8 comentários:

  1. Na minha escola tem várias meninas usando essas pulseiras, ainda bem que eu não gosto de pulseiras assim =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha também tem, várias! Você tem sorte! Eu gosto mais não uso mais!
      Bjs

      Excluir
  2. Eu continuo a, usar porque: a minha professora de fisico quimica não esta preocupada,porque diz que varias coisas que usamos diariamente que dão cancro,e porque as que uso(os elásticos ) não têm nenhum perigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu não sei se isso é realmente verdade mas realmente tem muitas coisas que usamos e se não usarmos corretamente, podem dar algum tipo de coisa, sei lá.
      Bjs <3

      Excluir
  3. Tão rolando M]muitos boatos de que as pulseiras falsificada que dão cancer , não as originais.Pra mim é a mesma coisa , ainda bem que eonde eu estudo não tem isso !
    Poderia postar aqui no My Candy World ?? Se poder esse email : cleitinhodabahia61@hotmail.com

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na verdade nem sei se elas são mesmo prejudiciais, pode ser que faça mal a saúde apenas algumas.
      Se você pode postar aqui? olha, quem sabe mais tarde.....
      Bjs <3

      Excluir
  4. Eu ainda uso,espero o que vai acontecer aqui no Brasil.
    Beijos *3*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu usava e espero que recolham também essas pulseiras aqui no Brasil, vai saber, né?
      Bjs <3

      Excluir